terça-feira, 22 de abril de 2008

OS ALUNOS DA EJA X PROFESSORES

Aula do dia 11 / 03 / 2008
Segunda aula


Como de costume antes das aulas começarem socializamos com os professores a experiência e planejamento da aula.
Ficamos surpresos, o mesmo grupo que participou da aula anterior marcou presença; o engraçado é que eles estavam mais ansiosos do que nós e já queriam atividades pesadas, quando virão os bastões ficaram loucos para pega-los e realizarem movimentos.
No primeiro momento o grupo propôs um alongamento de ombros pernas e pescoço, onde houve a utilização dos bastões promovendo assim o equilíbrio e habilidades motoras. Deixamos que um aluno fosse até a frente e fisesse dois movimentos diferentes do que já haviamos dado, todos gostaram e o aplaudiram. No decorrer da aula apareceram novas pessoas e com isso a sala ficou lotada quase não estava dando para realizar as atividades; em um segundo momento promovemos aos alunos um momento de relaxamento como havia sido pedido por eles, colocamos um som de natureza e pedimos que eles deitassem no colchão e ouvissem apenas os sons e que seria dito pra meditação de cada um, em seguida apagamos as luzes e pensamos que seria tranqüilo mas nos deparamos com grito, para eles tudo era festa, acendemos as luzes e pedimos silêncio para que tudo ocorresse muito bem. Muitos viajaram longe que nem queriam levantar, ficaram com gostinho de quero mais...............












Reflexões Pós-aula

Vimos que naquele momento que a sala não estava apropriada para nós, pois o grupo foi muito grande e todos queriam fazer a aula, o que percebemos durante o relaxamento que muitos agiram como se fossem crianças, gritavam, riam e falavam; tenho medo do escuro, cuidado...... Cuidado... E a gargalhada estava solta, só depois disso que houve uma concentração, mas mesmo assim finalizamos nossa aula já pensando em um novo espaço..
E ai que a ficha caiu. O que vamos aplicar na próxima aula? O que eles acharam da aula? Será que superou as expectativas do grupo? Porque escolheram a ginástica? Ai, ai, só Deus...
Meu grupo deu uma desanimada por não saber como trabalhar na EJA.
O professor sugeriu que fizéssemos uma leitura do livro coletivo de autores de GINÁSTICA.

Onde ele relata:

“A ginástica engloba atividades como corridas, saltos lançamentos, caminhar, balançar, pular, empurrar, saltos co corda arcos e outros, portanto a ginástica pode ser entendida como forma particular de exercitação onde, com ou sem uso de aparelhos, abre – se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular e do homem, em geral; a ginástica promove a pratica das ações em grupo onde concretiza – se a co–educação”.
O que nos deu força para preparação da próxima aula





Nenhum comentário: