segunda-feira, 9 de junho de 2008

Aula do dia 27/05/08

Ola a todos
Nossa proposta foi iniciar com um alongamento e em seguida ir par sala de vídeo para apresentá-los a aula do dia 06/05/08, onde cada um fez seu depoimento e apresentação do trabalho.
A aula se com inicio de um relaxamento e em seguida dirigimos para sala de vídeo, foi muito legal, eles não se contia em se ver na televisão, muitos riam davam gargalhada em ver o erro do outro ou dele mesmo, ficarão satisfeito de saber que também eles pode ir sim para TV.
Muitos relatarão; "é a primeira fez que me vejo na tv, nunca pensei que isso pudesse acontecer comigo, agora mais do que nunca me sinto como artista, obrigado meninas por nos proporcionar esta oportunidade."
Outro aluno pergunta: "Vocês estão conosco semestre que vem? Agora vocês fazem parte da nossa história, da nossa formação, obrigado por tudo".

Nossa reflexão

Ate que ponto somos importante na vida de cada individuo, será que conseguimos passar o que queríamos? Será que eles realmente conseguiram obsorve conhecimentos da ginástica a partir de nosso trabalho!
O que significamos para eles?

Aula do dia 20/05/08

Recreação Com materiais alternativos
O proposto para aula desse dia, como o titulo já diz foi trabalhar com a recreação de bastão utilizando jornais e durex, e as bolinhas com a utilização de balão, semente de painço, sacolas e tesouras.
Diferentemente das outras aulas iniciamos a aula recriando o bastão com jornais onde cada aluno fez do seu jeito, usando assim a imaginação e recrearão, onde demos auxilio na construção, em seguida fizemos alguns alongamentos com o próprio material; deixamos que eles mesmo cariassem os movimentos a partir daquele material e em seguida demonstramos alguns movimentos para que não ficasse repetitivo. Em segundo momento trabalhamos a reconstrução da bolinha, onde explicamos e em seguida dividimos o grupo em 3 subgrupos onde cada professor orientou como construir, foi muito interativo e emocionante recrear esses materiais eles não queriam parar, e ate começaram dar sugestões de como poderiam criar as bolinhas usando outros materiais como: areia, farinha , fubá e outros.











recreação da bolinha


Como percebemos, nesta aula havia mais crianças do que o costume, e o engraçado é que eles nem sabiam o que aconteceria na oficina; tinha netos, filhos e sobrinhos. O que nos leva a pensar

Será que elas estão observendo a mesma quantidade de informação que os adultos? ou será que se torna necessário repensar a criação de uma oficina só para as crianças? Qual o olhar delas para nossas atividades? é o mesmo que dos adultos?

Aula do dia 13/05 /08

Socialização do Blogger

Iniciamos a aula com um alongamento e em seguida pedimos aos alunos que se dirigissem até a sala de informática para socializarmos o blogger, com isso eles teriam uma visão do que foi feito até o momento. A idéia inicial seria que todos analisassem o que foi feito e em seguida fisesse um comentário.
A aula foi muito interativa, para alguns alunos foi novidade estar à frente de um computador, então passamos um pouco do nosso conhecimento para eles que adoraram até extrapolamos o horário.

Nossa reflexão

Ensinar é um aprendizado constante onde construímos e reconstruímos a todo o momento, onde literalmente cada um absorve o conteúdo aprendido de formas diferentes; cada um no seu tempo. Ou seja, é um trabalho educativo que trabalha com o ato de produzir e reconstruir a todo o momento coletivamente tendo assim a suas descobertas de valores e criatividades.

Aula do dia 06/05 /08

Esta aula ficara destinada à apresentação do trabalho dos alunos.

Nesta aula não demos alongamento deixamos os 15 primeiros minutos para que os grupos se organizassem para presentação e verificação das musicas escolhidas por eles aula passada. No segundo momento os alunos já entusiasmados derão inicio á apresentação. Iniciou com o grupo do arco em seguida o bastão e a bola cada um com um tema de musica, todos estavam sorridentes, alegres que ate pareciam explodir de tanta euforia, só que estava presente pode ver o que eles nos transmitam. Ah já ia me esquecendo, foi filmado pela professora Claudia. Onde ela recolheu depoimentos dos alunos. Foi ótimo apesar de alguns estarem com vergonha de falar, mas acabou se saltando.
Grupo do Arco




Grupo do Bastão









Grupo da Bola









Nossa reflexão

Podemos perceber que a maior satisfação daqueles alunos estavam nem em realizar os movimentos e sim de estarem lá na frente mostrando para os colegas coletivamente que eles também conseguiram juntar movimentos junto a uma musica, na verdade elas estavam se sentindo artistas, onde há um publico expectadores esperando pela apresentação deles, isso com certeza causou aquele frio na barriga que foi muito gratificante ate para nos mesmo, eu Fabiana tive oportunidade da fazer parte da apresentação do grupo de bastão para compor um integrante do grupo que faltou no dia, eles me explicando como eram os movimentos, foi muito legal. Percebemos que a todo o momento deixamos de ser protagonista para ser atores.RsRs..
































AULA DO DIA 29/04/08

O proposta para esta aula e de conforme o combinado os alunos recriam os movimento demonstrados pelo vídeo e o que eles mesmo havia recreado nas aulas anterior onde usarão matérias como arco, bola, bastão, e corda. Que seguiram o ritimo de musica escolhida por eles mesmos. Sendo que o grupo ficara dividido em 4 subgrupos, que cada estagiaria estará orientado, o professor que acompanhar o grupo da corda também a ficara responsável pelo grupo de bastão; mas só acontecera se todo o grupo estiver presente, pois neste grupo de esta ocorrendo oscilação; nem todos estão presentes nas aulas onde torna difícil o realizar a recreação com eles.

Bom, iniciamos a aula com um alongamento e em seguida os grupos foram divididos para a continuação da atividade anterior, onde nos continuamos orientado e observando as aulas sendo que se manteve apenas três grupos sendo eles: arco (bombole), bola e bastão, infelizmente o grupo da corda não compareceu a aula, somente um aluno esteve presente deste grupo que acabou indo para o grupo da bola e assim o grupo corda se desfez. Em cada grupo havia uma media de 6 integrantes, os alunos começaram a recrear os seguintes movimentos (Lançar, Saltar, Girar / equilibrar). Com os matérias citado acima e com agregação da musica, eles se mostraram muito entusiasmados ao estarem realizando sos movimentos criados por eles mesmo, onde juntos conseguiram sem perceber usar os deslocamentos da ginástica com andar, saltitar correr, deslizar, foi um Maximo não falamos nada com eles, o interessante é que o grupo se mobilizou em ajudar uns aos outros no deslocamento de cada movimento junto aos elementos utilizados.No geral a turma foi bem participativa e empenhada ate os professores participaram.
Em geral todos foram bastante participativos e se empenharam bastante; os alunos estavam entusiasmados para a apresentação e no decorrer percebemos que todos estavam dando o máximo de si, e que aprenderam muito com as aulas.
pena que não deu para registra com fotos.

AULA DO DIA 22/04/08

O proposto para essa aula é dar continuidade à proposta das aulas anteriores, deixando o grupo escolher a musica e reproduzir os movimentos; há não pode faltar o Famoso “treinamento” RsRsRs..

Bom em primeiro momento Começamos, reunindo com o todo o grupo de Profesores do Hilton Rocha, e como Professor Orientador Admir, e nos estagiários do Grupo Corpo e Movimento, para socialização de como aconteceram as oficinas no dia 15/04/2008 sob orientação dos Professores da Escola Hilton Rocha, para que pudessem relatar a experiência.

Em seguida Como toda aula, iniciamos com um alongamento, em seguida demos continuidade na ultima aula do dia 01/04/08, onde propomos que os alunos receassem os movimentos da ginástica como saltar, equilibrar, rolar / girar, subir, e balançar, agregando assim as matérias alternativas e a utilização da musica.
Em seguida dividimos as modalidades Arco, Bola e Bastão, os alunos escolherem de acordo com que mais se identificava, ou seja, cada qual fez a sua escolha.
Ha neste mesmo dia, contamos com a presença dos alunos do Prof. Mauro (Professor no ISEAT e também professor da Faculdade Estácio de Sá). Eles concluiram o Curso de Educação Física nesta referida faculdade (Bacharelado) e agora estão obtendo a certificação em Licenciatura. Vieram conhecer e compartilhar esta fonte de saber que é a Escola Prof. Hilton Rocha e a Oficina Corpo e Movimento.
Nossa reflexão
Será que nossas aulas estão sendo bem conduzidas? O que leva os professores se mobilizar e mudarem nossos planos de aulas, pois o nosso plano é que elas deixassem os alunos reconstruir os movimentos já praticados. O que aprendemos com isso?

AULA DO DIA 15/04/08 - ORIENTADO PELOS PROFESSORES DO HILTON ROCHA

AULA DO DIA 15/04/08

Neste dia o estagio não pode ser realizado, pois tínhamos compromisso com a faculdade. Mas asas oficinas não deixarão de acontecer, pois as oficinas foram ministradas pelas professoras que nos acompanham durante o estagio (Nice e Claudia).Como não estávamos presentes elas mesmo nos relatou o que aconteceu, disseram que foi um sufoco mesmo que nos tínhamos deixados o planejamento das aulas elas não quiseram realizar a aula preferiram dar alongamentos e passar um vídeo da ginástica geral que nos mesmo levamos para elas., Mas relatarão também que não conseguira fazer o que pretendia, primeiro os dd não funcionou segundo tentaram buscar outro DVD que também não deu certo. Com isso andaram pra ala e pra cá, e no tempo foi passando por resto decidiram dar alongamentos nos 15 minutos finas. Mas elas gostarão de passar por esse desafio