terça-feira, 22 de abril de 2008

Aulão

FOTOS DIA 08/04/08


Inicio da aula começou com a ginastica , em seguida passou para dança finalizando com um relaxamento. foi realmente um aulão muito divertido


































Esse é o professroe dançando com a Janaina

Aula 01/04/2008

Nossa aula aconteceu com um aquecimento, em seguida um alongamento.

A partir da aula anterior nos do corpo docente conversaremos com os alunos e apresentamos as diversas manifestações e / ou formas corporais que constituem os fundamentos da ginástica como saltar, equilibrar, rolar / girar, subir, e balançar / embalar. Mostrando assim as diversas formas de trabalhar esses movimentos agregando assim as matérias alternativas. Em seguida permitimos que os alunos realizem os mesmo movimentos com as matérias seguindo um ritimo de musica onde demos algumas sugestões, ou seja, deixamos eles praticarem, e sugeriremos aos alunos que a partir dos movimentos realizados hoje, eles criassem uma apresentação dos mesmos dando seqüência nos movimentos sem quebrar o ritimo. Onde ficara livre cada aluno escolher os movimentos para apresentação seguindo o ritimo da musica.
Para finalizar a aula demos um relaxamento onde os alunos usaram bolinhas de massagem

Obs:
Nos professores ficara responsável por um grupo ajudando – os na preparação das apresentações, Sugerindo que eles de nome para as apresentações EX: (mini festival dos movimentos de ginástica)

E na aula 06 ou 07 fazer as apresentações








Reflexões Pós-aula

Todas nossas aulas e iniciada com um alongamento como de costume, neste dia conseguimos levar o som e demos em vez de um alongamento um aquecimento com uma musica mais agitada; o grupo adorou, ate aqueles que só assistiam às aulas participou da atividade eles nem queria para. Por aqui vimos que aula teve um seguimento diferente do que estava proposto na folha, mas não saiu do nosso objetivo, demos o aquecimento em seguida, um alongamento para voltar a calma eles estão muito eufórico, onde uma aluna nos relata.

“Por isso que não perco suas aulas adoro estar aqui, não só eu, mas quase todos gostam de vim para as aulas, nos sentimos mais leves, alegres isso é muito bom sabia” – Fala da aluna.

Nossa proposta foi aceita e muitos ficaram ansiosos em como realizar apresentação proposta

DESENVOLVENDO HABILIDADES NA GINASTICA

Aula do dia 25 / 03 /2008

Na última aula apresentamos aos alunos (as) as diversas manifestações e / ou formas corporais que constituem os fundamentos da ginástica como saltar, rolar / girar, subir e balançar / embalar, e pedimos para os alunos trouxessem para a próxima aula algum movimento diferente para nos apresentar e apresentar para turma tendo os seguintes movimentos (Lançar, Saltar, Girar / equilibrar) e através destes iremos propor que agora que toda a turma vivencie a recreação que o outro apresentou. Essa foi a nossa proposta se sugestão.

Não acontecendo o esperado sugerimos que o mesmo grupo da aula passada ficara encarregado de apresentar os fundamentos da ginástica, só que desta vez com materiais alternativos, que será sugerido pelos professores.
Os seguintes materiais usados será corda, arco e bola.

Para finalizar a aula daremos um relaxamento onde os alunos usaremos bolinhas de massagem com bolinhas.

Reflexões Pós-aula
Aconteceu o que já esperávamos; os alunos não trouxeram a criação dos movimentos, mas percebemos que não foi falta de vontade e sim esquecimento dos mesmos. Mas aula não deixou de acontecer, conversamos com os alunos e em seguida demos o material para que eles receassem os movimento citado acima demos um tempo para que eles realizassem em grupo suas atividades, cada grupo desenvolveu o equilíbrio, saltar e girar com os matérias, muitos tiveram dificuldade entre aspas, eles estavam com receio quanto aos movimentos que já estava sendo criado ate que uma aluno o chegou para nos e disse: “crie vocês o movimento de girar na corda pois é muito difícil quero ver vocês fazerem para então eu fazer também; naquele momento parei por um estante e disse você e capaz de criar e eu quero participar, veja o que saiu.


OBS: As fotos forãm tiradas pela nossa aluna CIRLEI





















Girar e Equlibrar com a corda



Girar e Equilibrar com o Arco



Lancar e Pular com a Bola participaçõ de professores


nesse momentos eles fizeram apresentação das habilidade recreadas por eles mesmo.
Analisamos que seus saberes vãos alem do que imaginamos, porem só o medo de realizar que os inibe por enquanto e por isso deixamos de ser professores por um instante para sermos observadores.

Pela aula estar tão envolvente acabou que não demos a massagem, mas ela acontecera na próxima aula.

ALUNOS X DIVERSAS MANIFESTAÇÃO QUE CONSTITUEM A GINASTICA



Aula do dia 18 / 03 / 2008

Iniciamos com um alongamento, pedimos que um dos alunos se apresentasse e realizasse um movimento, em seguida socializamos com os alunos como aconteceria a aula dando as eles um desafio.
No 1º Momento: Apresentamos aos alunos (as) as diversas manifestações e / ou formas corporais que constituem os fundamentos da ginástica como:


Saltar;
Correr;
Equilibrar;
Rolar / girar;
Subir / pular;
Balançar / embalar
;

2º Momento: Promovemos atividades coletivas e/ou individuais incluindo os fundamentos explicados para que os mesmos possam conhecer suas habilidades e dificuldades, onde dividimos a turma em quatro grupos, a cada grupo foi dado dois fundamentos para que eles realizassem a partir do conhecimento obtidos por eles, deixamos que os movimentos viessem deles, onde realizaram a pratica por alguns minutos, saiu cada coisa. Em seguida pedimos que cada grupo se apresentasse para que todos pudessem apreciar a prática diferenciada de cada grupo.

3º Momento: Conversamos com os alunos (as) para que eles relatassem como se sentiram e o que acharam da aula, para eles não tinham palavras, foi sensacional tudo de bom, é o que eles queriam fazer desde muito tempo e só tiveram oportunidade hoje. Assim um dos alunos relata.

Reflexões Pós-aula


A aula foi super-hiper maravilhosa do que as anteriores, onde o grupo andava desanimado por não saber se a demanda estava sendo aceita, pois não tínhamos até então nenhuma resposta dos alunos, após essa nova experiência nossas expectativas foram alem do esperado, pois a ansiedade era tanta que o grupo quis ao mesmo tempo falar junto nem sabíamos quem era o regente ou apoio.
Viramos uma só professora, foi muito gratificante não pensávamos que os alunos envolvessem tanto, falando de suas experiências e até mesmo dando idéias e recreando a partir de seus conhecimentos, até nós professores envolvemos nas atividades e por um momento esquecemos que éramos professores, só quem estava presente que pode saber o que sentimos e estamos sentido até agora. Temos certeza que nossos olhares mudaram muito depois do que presenciamos, um grupo que parecia tão frágil estava nos surpreendendo com suas habilidade, tivemos um senhor de 52 anos conhecido como Zezé que plantou bananeira para demonstrar o equilíbrio, ele não queria parar, a felicidade era grande pareciam crianças disputando os movimentos nas apresentações, o grupo que fez rolamento estava tão satisfeito que acabou convidando o resto dos alunos para rolar, como já disse não queriam parar, quando batemos palmas para agradecimento um deles relata, “há não já acabou queria “brincar mais” essa aula foi maravilhosa, quanto tempo não vivencio isso, se não fosse essa aula acho que não faria isso nunca mais em minha vida, e é por isso que quero morrer pulando saltando rolando, gritando e se divertindo isso é demais e gostaria que todos fossem como eu.....”
Outro Aluno (a) relata: “quero fazer isso com meu filho e mostrar para ele que o movimento que realizei hoje no corpo foi muito gratificante, e que também é conhecido como ginástica; principalmente o rolamento que sempre quis fazer, mas tinha medo, depois que a professora Fabiana me ensinou fiquei tranqüila e nem queria parar porque consegui fazer o que sempre quis e nunca tive coragem”
Se para eles foi o Maximo.....
e para nós!!!!!!!







“Sonhos não morrem apenas adormecem na alma da gente” - (Chico Buarque)



OS ALUNOS DA EJA X PROFESSORES

Aula do dia 11 / 03 / 2008
Segunda aula


Como de costume antes das aulas começarem socializamos com os professores a experiência e planejamento da aula.
Ficamos surpresos, o mesmo grupo que participou da aula anterior marcou presença; o engraçado é que eles estavam mais ansiosos do que nós e já queriam atividades pesadas, quando virão os bastões ficaram loucos para pega-los e realizarem movimentos.
No primeiro momento o grupo propôs um alongamento de ombros pernas e pescoço, onde houve a utilização dos bastões promovendo assim o equilíbrio e habilidades motoras. Deixamos que um aluno fosse até a frente e fisesse dois movimentos diferentes do que já haviamos dado, todos gostaram e o aplaudiram. No decorrer da aula apareceram novas pessoas e com isso a sala ficou lotada quase não estava dando para realizar as atividades; em um segundo momento promovemos aos alunos um momento de relaxamento como havia sido pedido por eles, colocamos um som de natureza e pedimos que eles deitassem no colchão e ouvissem apenas os sons e que seria dito pra meditação de cada um, em seguida apagamos as luzes e pensamos que seria tranqüilo mas nos deparamos com grito, para eles tudo era festa, acendemos as luzes e pedimos silêncio para que tudo ocorresse muito bem. Muitos viajaram longe que nem queriam levantar, ficaram com gostinho de quero mais...............












Reflexões Pós-aula

Vimos que naquele momento que a sala não estava apropriada para nós, pois o grupo foi muito grande e todos queriam fazer a aula, o que percebemos durante o relaxamento que muitos agiram como se fossem crianças, gritavam, riam e falavam; tenho medo do escuro, cuidado...... Cuidado... E a gargalhada estava solta, só depois disso que houve uma concentração, mas mesmo assim finalizamos nossa aula já pensando em um novo espaço..
E ai que a ficha caiu. O que vamos aplicar na próxima aula? O que eles acharam da aula? Será que superou as expectativas do grupo? Porque escolheram a ginástica? Ai, ai, só Deus...
Meu grupo deu uma desanimada por não saber como trabalhar na EJA.
O professor sugeriu que fizéssemos uma leitura do livro coletivo de autores de GINÁSTICA.

Onde ele relata:

“A ginástica engloba atividades como corridas, saltos lançamentos, caminhar, balançar, pular, empurrar, saltos co corda arcos e outros, portanto a ginástica pode ser entendida como forma particular de exercitação onde, com ou sem uso de aparelhos, abre – se a possibilidade de atividades que provocam valiosas experiências corporais, enriquecedoras da cultura corporal das crianças, em particular e do homem, em geral; a ginástica promove a pratica das ações em grupo onde concretiza – se a co–educação”.
O que nos deu força para preparação da próxima aula