sexta-feira, 18 de abril de 2008

“Conhecendo os alunos – quem sou eu?”

A primeira aula - 04/03/08




O grupo se mostrou curioso em saber se a oficina seria aceita ou não; e quem eram os membros que participariam da ginástica. Quando chegamos, participamos da reunião com os professores da escola. Um dos objetivos é saber quem ficará na nossa oficina e os locais onde cada oficina acontecerá. Saber também quem seriam nossos professores referencia, onde ficou definido que ficaremos em uma sala e os professores que nos acompanharão são Prof. Geralo , Profª Claudia, Profª Nice; Há temos 2 colegas acadêmicos, um aluno da Profª. Liliana da UNI-BH do Curso de E.F. (Cristiano) e a outra aluna de Pedagogia da UEMG.


Profª Claudia Profª Nice

Ficamos surpresos, pois 42 pessoas escolherem a oficina de ginástica e os demais as oficina de lutas, jogos brinquedos e brincadeiras, dança e esporte.

O grupo se propôs em aplicar atividades de atenção concentração e de entrosamento com o grupo de professores.

No primeiro momento discutimos e analisamos o conhecimento de cada aluno, falando assim um pouco da nossa modalidade o que vinha ser a ginástica laboral utilizando materiais alternativos. Ouvimos os alunos, e perguntamos de que forma eles viam a ginástica e o que gostariam de realizar dentro dessa oficina? O que eles procuravam com a ginástica? Se já praticaram ou praticam ginástica no dia a dia...

Ouvimos o seguinte:

Quero uma ginástica para emagrecer, para relaxamento por causa do stress no dia a dia, para melhor a dor no corpo e na coluna e entre outros.










E assim foram os relatos, muitos falaram que já tinham participado de oficinas anteriormente e é por isso que tinham escolhido novamente, pois gostaram muito da oficina do semestre passado, mas relataram também que queriam uma ginástica mais agitada do que a anterior que foi muito calma.
Em seguida socializamos conhecimentos e explicamos como seria nossa oficina; logo após pedimos que o grupo ficasse de pé para a realização de uma dinâmica, que é conhecida como a dinâmica do barbante.


















Reflexões Pós-aula




???? Nossa cabeça ficou a mil, como atender a todos?? O engraço que muitos após aula vieram reclamando de dores ali dores aqui e questionando se a ginástica iria ajuda-los a melhorar e manter a boa forma.


Achamos que muitos pensarão que fossemos fisioterapeutas e que iríamos resolver os problemas deles, passando dietas, exercício de rendimento e fisioterapia... brincaderinha RSRSRSRS...... no mais a oficina foi muito bem recebida, quase todos participarão na ansiedade da próxima aula. Foi muito bom ate os professores participarão.

CONHECENDO OS SUJEITOS

o dia 26 de fevereiro os sub-grupos realizaram a 1ª aula para o conhecimento dos sujeitos, onde aconteceu um circuito. Cada grupo ficou responsável por realizar o circuito correspondente a sua oficina, com isto cada grupo teve um tempo de 15 minutos para se apresentar e fazer uma breve apresentação da oficina e o que pretendemos trabalhar caso as oficinas sejam aceitas por eles.
Nós da oficina de ginástica fizemos um histórico de como seria nossa oficina, onde trabalharíamos com matérias alternativas, em seguida dividimos os grupos que lá estavam presentes, um grupo passou pelos bastões que era material construído a partir de jornal, com a proposta de alongamentos e um grupo ficou nas bolinhas de massagem com proposta de relaxamento e assim alternamos para que cada um pudesse presenciar os nossos objetivos. No alongamento deixamos que um dos participantes sugerisse um tipo de alongamento.









Reflexões Pós-aula
A oficina foi muita bem recebida, não houve rejeição e quase todos participarão, onde 10% assistiram sentados nas carteiras ou em pé mesmo. O engraçado era que todos os que passaram pela nossa oficina reclamavam de dores aqui, dores ali........... RSRSRSRSRS........
Além do mais, eles relatavam isso como se nos fossemos médicos ou pessoas que poderiam solucionar as dores que tanto sentiam.
Faziam perguntas se a ginástica era mesmo boa e se iria ajudar eles a melhorar os problemas de coluna e etc. o que pensar para esse grupo????
Mas foi bom gostamos muito.
essa e a imagem que eles tem em mente